A palavra flexibilização remete às mudanças ocorridas nas últimas décadas nas leis trabalhistas. Se antes o Estado determinava os termos da relação entre empregador e trabalhador por meio de leis rígidas, com a flexibilização as regras foram suavizadas ou eliminadas em nome da liberdade de tecer acordos específicos em cada empresa e em cada caso específico. A razão para tal mudança, do ponto de vista do empregador, é a necessidade de adequação à dinâmica do mercado. Contudo, para o trabalhador, a flexibilização gera a ) uma certeza de que, quando aposentado, o trabalhador terá direito à previdência pública. b ) um ambiente que pode projetar uma longa permanência em uma só empresa. c ) uma previsão que lhe permite planejar o financiamento da casa própria. d ) um contexto imprevisível ao qual deve adaptar-se para garantir seu emprego. e ) uma proteção dos seus direitos conquistados ao longo da história.

A palavra flexibilização remete às mudanças ocorridas nas últimas décadas nas leis trabalhistas. Se antes o Estado determinava os termos da relação entre empregador e trabalhador por meio de leis rígidas, com a flexibilização as regras foram suavizadas ou eliminadas em nome da liberdade de tecer acordos específicos em cada empresa e em cada caso específico. A razão para tal mudança, do ponto de vista do empregador, é a necessidade de adequação à dinâmica do mercado. Contudo, para o trabalhador, a flexibilização gera


a )
uma certeza de que, quando aposentado, o trabalhador terá direito à previdência pública.


b )
um ambiente que pode projetar uma longa permanência em uma só empresa.


c )
uma previsão que lhe permite planejar o financiamento da casa própria.


d )
um contexto imprevisível ao qual deve adaptar-se para garantir seu emprego.


e )
uma proteção dos seus direitos conquistados ao longo da história.

A resposta correta é a opção d: "um contexto imprevisível ao qual deve adaptar-se para garantir seu emprego."

A flexibilização das leis trabalhistas implica uma mudança na relação entre empregador e trabalhador, suavizando ou eliminando algumas regras e permitindo a negociação de acordos específicos em cada empresa e caso. Isso pode gerar um contexto imprevisível para o trabalhador, que deve se adaptar para garantir seu emprego e não ter direitos garantidos como antes. Isso não significa que o trabalhador tenha uma certeza de que terá direito à previdência pública quando aposentado, que poderá ter uma longa permanência em uma só empresa, que poderá planejar o financiamento de uma casa própria ou que terá proteção de seus direitos conquistados ao longo da história.

Post a Comment for "A palavra flexibilização remete às mudanças ocorridas nas últimas décadas nas leis trabalhistas. Se antes o Estado determinava os termos da relação entre empregador e trabalhador por meio de leis rígidas, com a flexibilização as regras foram suavizadas ou eliminadas em nome da liberdade de tecer acordos específicos em cada empresa e em cada caso específico. A razão para tal mudança, do ponto de vista do empregador, é a necessidade de adequação à dinâmica do mercado. Contudo, para o trabalhador, a flexibilização gera a ) uma certeza de que, quando aposentado, o trabalhador terá direito à previdência pública. b ) um ambiente que pode projetar uma longa permanência em uma só empresa. c ) uma previsão que lhe permite planejar o financiamento da casa própria. d ) um contexto imprevisível ao qual deve adaptar-se para garantir seu emprego. e ) uma proteção dos seus direitos conquistados ao longo da história."